Amanda!
As minhas suculentas quebram com facilidade as folhas, estão estioladas, não ficam coloridas, aparecem vários parasitas...
Então, estas são algumas das queixas mais comuns que ouço, normalmente a causa é a FALTA DE SOL.
Os cactos e suculentas a grande maioria são de clima desértico, ou seja, sol de rachar! Isso significa muita LUZ E CALOR.
COMO ASSIM CALOR?
Vocês já notaram que cada suculenta ou cacto tem coloração diferente? Umas mais escuras, coloridas e outras mais brancas por causa da pruina.
- Exemplo: você vai viajar para o Egito e vai andar de camelo no deserto, que tipo de cor de roupa vai usar? Claras ou escuras?
Ah! Claras, não é mesmo?
O branco (cores claras) refletem os raios solares e têm pouca absorção de calor. Já as cores escuras absorvem mais calor.
Agora aplique o conhecimento dessa analogia nas suculentas.
ATENÇÃO! Não é para sair colocando direto no sol. Imaginem só, as plantinhas estavam na sombra o tempo todo e do nada, você as coloca no Sol direto. Pronto! Provavelmente queimará ou até levará a morte das suculentas.
Vão com calma! Façam a adaptação primeiro. Deixem pegando sol toda a parte da manhã até no máximo às 11:00hs. (Isso vai variar de cada região) Eu por exemplo, moro no RS, o clima é muito diferente de outras cidades e países. Então cuidem disso.
Após cada semana vão aumentando a quantidade de sol, até que finalmente ficarão o dia inteiro ou a quantidade de sol que vocês têm onde moram. Lembrando que no mínimo as suculentas precisam de 6 horas de sol e os cactos quanto mais sol melhor.
Gostaram desta dica? Espero que tenha ajudado, um grande abraço e até a próxima!